Hipnose na medicina: como utilizar esta ferramenta

Imagem com o texto "Hipnose na medicina", com uma médica no fundo

A utilização da hipnose na medicina tem sido cada vez mais aceita, ainda mais com os diversos artigos científicos que confirmam a sua eficácia.

No entanto, muitos profissionais ainda desconhecem ou se mostram céticos a esta ferramenta extremamente útil.

Este assunto, portanto, é de extrema importância, pois a hipnose tem um potencial enorme para ajudar as formas de tratamento existentes a evoluírem cada vez mais

Sendo assim, neste artigo você descobrirá como a hipnose pode ajudar no seu consultório, assim como a maneira que você deve aplicá-la, contraindicações e efeitos colaterais

Exemplos de hipnose na medicina

O tratamento com a hipnose na medicina produz uma verdadeira parceria de sucesso. Extremamente útil para em vários quesitos para médicos, dentistas, psicólogos, a hipnose pode acelerar os seus resultados e até mesmo substituir alguns procedimentos.

Dessa forma, ela recebeu reconhecimento na Medicina em 1999. Enquanto que na Psicologia, ganho aprovação do Conselho Federal no ano 2000.

Em contrapartida, na Odontologia seu reconhecimento ocorreu em 1966. 

Mas, antes de descobrir como utilizar esta ferramenta extraordinária, confira abaixo algumas possíveis utilidades que ela oferece para você potencializar o tratamento de seus pacientes!

Hipnose no alívio da dor

Hipnose na medicina para o alívio da dor.

A hipnose é capaz de reduzir a dor, ou até mesmo eliminá-la. Diversos estudos e pesquisas registraram reduções significativas da dor em casos de câncer, fibromialgia, artrite, etc.

Além de poder aliviar a dor nesses casos, o que auxilia significativamente nos tratamentos, é possível, através da hipnose, realizar cirurgias sem anestesia.

Tratamento de medos

Hipnose como ferramenta no tratamento de medos relacionados à medicina, por exemplo o medo de agulhas.

Se você já atendeu alguém que tinha medo de fazer alguma cirurgia ou outro procedimento, sabe o quanto é complicado.

Sentir-se ansioso logo antes da realização de uma cirurgia é completamente normal.

Para isso, é possível que você, profissional da área da saúde, aplique alguma técnica de hipnose simples para tranquilizar o seu paciente.

Mas, existem pessoas com medos extremos, exagerados.

Por exemplo, o medo de dentista, de agulhas, de fazer procedimentos estéticos, entre outros.

Para esses casos, uma simples hipnose não resolverá de fato o problema, sendo necessário um hipnoterapeuta.

Hipnose e odontologia

Hipnose na odontologia, como forma de anestesia ou hipnoterapia para medos do dentista

A hipnose aplicada à odontologia é muito comum nos consultórios, sendo utilizada principalmente das maneiras citadas acima.

Seja para tratamento de alguma fobia relacionada ao dentista ou para anestesia através da hipnose.

Então, antes ou durante a consulta, o dentista pode aplicar essa ferramenta no paciente.

Como utilizar a hipnose na medicina

Primeiramente, é importante que você adquira conhecimento de qualidade sobre a hipnose.

A partir do momento que você sabe realmente o que a hipnose é e como ela funciona, você pode aplicá-la de maneira eficaz e assertiva em seus pacientes.

Mas, para você ter uma ideia de como seria a prática, listarei para você os principais pontos de uma aplicação de hipnose na medicina. Suponha que você estará fazendo uma anestesia por hipnose.

Pré-talk

É muito importante que você deixe claro para seu paciente o que irá acontecer, já que a hipnose funciona apenas com o consentimento da pessoa. Então, no pré-talk, o profissional discute o processo com o cliente.

Convincer

O convincer é uma maneira simples de se ensinar a hipnose para alguém, e de maneira rápida.

Indução

A indução é apenas um modo do cliente entender que agora ele está em hipnose. Ou seja, de algum modo você fará com que ele perceba alguma mudança, com a qual ficará claro onde começa e onde termina o processo da hipnose.

Estabilização

É neste momento que você estabilizará o estado de hipnose no paciente, de maneira que seja mais fácil ele permanecer em hipnose.

Este processo de entrar em hipnose e estabilizar não deve durar mais que dois minutos. Ao ser feito de maneira correta e fluída não há a necessidade de muito tempo

Sugestões

Já que o foco no momento é anestesia por hipnose, você deverá dar sugestões que levem para uma anestesia no local onde será necessária.

O que são sugestões?

Sugestões são, nada mais nada menos, do que orientações dadas por alguém que podem ou não ser aceitas.

Isso mesmo, pois na hipnose a pessoa não está sob nenhum controle mental ou algo do tipo, ela apenas estará utilizando uma característica natural de seu cérebro.

Isto quer dizer que você será apenas um guia para o paciente, que no momento o está orientando para criar uma sensação de anestesia.

Após você entender realmente a hipnose e como aplicá-la, saberá as sugestões que podem ser utilizadas para ajudar o paciente a criar uma sensação de anestesia.

Cirurgia

Após criada e testada a sensação de anestesia com a hipnose, agora já é possível fazer o procedimento.

Emersão

Ao acabar o procedimento, tendo feito tudo o necessário, é realizada a emersão, processo que simplesmente envolve a saída do paciente de um estado de hipnose mais profundo.

Durante esta última parte, é legal dar sugestões que ajudem na recuperação de seu paciente, ou até mesmo em seu dia a dia, de modo que você o deixe muito satisfeito com o seu atendimento.

Pacientes que podem passar pela hipnose

Será que é possível hipnotizar todo mundo?

Provavelmente muitos pacientes farão essa pergunta no consultório, ou talvez esta seja também uma dúvida sua.

A resposta para essa questão é que, sim, todos podem ser hipnotizados, desde que queiram, possuam um cérebro saudável e que não haja nenhum problema de comunicação entre você e o seu paciente.

Outra possível dúvida é sobre a questão de efeitos colaterais da hipnose.

Não existe efeito colateral nenhum, pois trata-se apenas de uma característica da mente humana, que ocorre naturalmente o tempo todo.

A hipnose, quando realizada de maneira adequada, produz resultados extremamente impactantes. Esta ferramenta extraordinária pode auxiliar muito em qualquer tipo de tratamento, mental ou físico.

Vista a aplicabilidade da hipnose e suas vantagens, não há como não este assunto passar despercebido. E é de extrema importância que mais pessoas saibam dos benefícios da utilização desta ferramenta, tanto na medicina quanto em qualquer área da vida.

Aplicar a hipnose na medicina vai transformar sua carreira! Quer expandir seu conhecimento e ajudar mais seus pacientes? Clique no botão abaixo e se torne um diferencial no mercado.

Compartilhe

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *